SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20CONSTITUCIÓN Y PRÁCTICA DE PROFESORES INNOVADORES: UN ESTUDIO DE CASOLOS ENFOQUES DE INVESTIGACIÓN EN LA EDUCACIÓN DE MAESTROS DE LAS CIENCIAS Y MATEMÁTICAS: DIÁLOGOS CON LOS ESTUDIOS PUBLICADOS EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

RAMOS, Maria Neide Carneiro  y  BRITO, Maria dos Remédios de. AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2726.  Epub 04-Abr-2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200105.

Este ensaio busca pensar a aprendizagem, no ensino de ciências. Esse campo, que pouco se disponibiliza a outras leituras, é influenciado por um ensino que se envolveu nas linhas de um pensamento nascido com a ciência moderna, chamado, aqui, ciência de Estado ou régia, que o conduzem por meio do método cientificista e torna a aprendizagem recognitiva. Contudo, algo se desprende do recognitivo e da ciência de Estado e, envolvido com outro tipo de ciência, aqui chamada de Nômade, faz o pensamento experimentar as multiplicidades, singularidades no processo de aprender. Diante disso, este ensaio tenta dar destaque a um modo de aprendizagem que é percorrida por uma linha ziguezagueante, que fomenta uma estranha variação no ensinar e no aprender. Essa linha, por sua natureza movente produz um campo problemático disparado pelos acontecimentos, encontros, signos que sinalizam uma mobilidade sensitiva, produtora de afetos no ensino de ciências.

Palabras clave : Aprender; Educação em Ciências; Deleuze; Ciência Régia; Ciência Nômade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )