SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCESTHE STUDY SITUATION: WHAT HAS BEEN PUBLISHED IN EVENTS AND JOURNALS ON THE SCIENCE TEACHING FIELD? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GUIDOTTI, CHARLES DOS SANTOS  and  HECKLER, VALMIR. ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2893.  Epub Apr 04, 2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200103.

O artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de ampliar as compreensões acerca das abordagens investigativas comunicadas em periódicos nacionais sobre/na formação de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. O estudo contemplou 13 periódicos brasileiros, disponíveis on-line e de classificação A1 e A2 em termos de Qualis Capes. Registra 35 artigos, que foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise das informações emergiram três categorias finais: I) Investigação na escola como espaço da formação de professores; II) As concepções de ensino perpassam as práticas de investigação dos professores; III) A Prática profissional na formação do professor pesquisador. Compreendemos com a análise, a emergência de um argumento aglutinador de que a inserção de práticas investigativas em sala de aula perpassa pelas distintas concepções de ensino dos professores.

Keywords : Formação de professores; Abordagens investigativas; Estudo bibliográfico; Análise textual discursiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )