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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

GUIDOTTI, CHARLES DOS SANTOS  e  HECKLER, VALMIR. ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2893.  Epub 04-Abr-2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200103.

O artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de ampliar as compreensões acerca das abordagens investigativas comunicadas em periódicos nacionais sobre/na formação de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. O estudo contemplou 13 periódicos brasileiros, disponíveis on-line e de classificação A1 e A2 em termos de Qualis Capes. Registra 35 artigos, que foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise das informações emergiram três categorias finais: I) Investigação na escola como espaço da formação de professores; II) As concepções de ensino perpassam as práticas de investigação dos professores; III) A Prática profissional na formação do professor pesquisador. Compreendemos com a análise, a emergência de um argumento aglutinador de que a inserção de práticas investigativas em sala de aula perpassa pelas distintas concepções de ensino dos professores.

Palavras-chave : Formação de professores; Abordagens investigativas; Estudo bibliográfico; Análise textual discursiva.

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