SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20THE REFLECTION-ORIENTED PROCESS IN A PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHER AIMING TEACHING BY INVESTIGATION AND SCIENTIFIC LITERACY PROMOTIONRURAL SCHOOLS: A LOOK AT LEGISLATION AND PRACTICES IMPLEMENTED IN PHYSICS TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

TOTI, FREDERICO AUGUSTO  and  SILVA, ALESSANDRO COSTA DA. MOTIVOS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE COM PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2613.  Epub Jan 14, 2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200104.

Analisamos justificativas para a Educação Científica estáveis na literatura, aproximando-as da categoria significação objetiva da Teoria da Atividade de Leontiev, articulando-as aos sentidos pessoais apresentados por professores de Física. Na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, tal análise equivale a investigar o trabalho docente em um nível psicológico fundamental, observando o nível de coerência entre as significações objetivas e os sentidos pessoais na construção de motivos, para o ensino. Os resultados indicam incoerências parciais entre as significações objetivas e sentidos pessoais dos professores para o Ensino de Física. Interpretamos essas incoerências parciais como dificuldades na construção de motivos eficazes para realização de uma atividade autêntica nesse caso, a atividade principal do professor de Física, a introdução dos jovens à cultura científica contemporânea.

Keywords : Teoria da Atividade; Formação de Professores; Motivos para a aprendizagem de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )