SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20RAZONES PARA LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA: UN ANÁLISIS JUNTO A MAESTROS DE LA FÍSICA A PARTIR DE LA TEORÍA DE LA ACTIVIDADCONTROVERSIAS SOBRE CULTIVOS TRANSGÉNICOS SEGUNDO LA COMPRENSIÓN DE PROFESORES DE QUÍMICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DIAS, FRANCIELE FRANCO  y  LEONEL, ANDRÉ ARY. ESCOLAS DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A LEGISLAÇÃO E PRÁTICASIMPLEMENTADAS NO ENSINO DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2874.  Epub 14-Ene-2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200113.

Objetivando investigar os elementos que caracterizam o Ensino de Física nas escolas do campo, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de levantamento bibliográfico nas atas dos principais eventos na área de Ensino de Física/Ciências. A análise dos dados foi orientada pela Análise de Conteúdo e os resultados apresentados em dois eixos temáticos: (i) Pedagogia da Alternância e Escolas Famílias Agrícolas; e (ii) Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Ciências/Física nas escolas do campo. Os resultados indicam uma evolução ao se considerar a construção de uma política específica para as escolas do campo nos últimos anos. Entretanto, o número de trabalhos referente às práticas desenvolvidas no Ensino Médio dessas escolas, mais especificamente nas aulas de Física, ainda é pequeno.

Palabras clave : Escolas do Campo; Ensino Médio; Ensino de Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )