SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20CONTROVERSIES ABOUT TRANSGENIC CROPS IN CHEMISTRY TEACHERS’S UNDERSTANDINGWHY TEACH SCIENCE IN THE 21ST CENTURY? - REFLECTIONS FROM FEYERABEND’S PHILOSOPHY AND SUBVERSIVE EDUCATION FOR CRITICAL MEANINGFUL LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CAZON, HERON OMAR ARRAYA  and  OLIVEIRA, ODISSÉA BOAVENTURA DE. RELAÇÕES COM O SABER NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2925.  Epub Jan 14, 2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200108.

Busca-se compreender a “Relação com o Saber” na produção de documentários científicos, por alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Analisa-se aqui o documentário “Anomalias cromossômicas: um olhar sobre a Síndrome de Down” visando à mobilização dos alunos: suas relações particulares com o saber, com a ciência, com o mundo, consigo e com os outros. Para isso faz-se uma aproximação entre os referenciais da Análise de Discurso e a Relação com o Saber. Por meio da imagem de um cubo, uma matriz com os eixos x (interdiscurso), y (intradiscurso) e z (relação com o saber), observa-se tal harmonia no percurso de produção, possibilitando correlacionar memória discursiva, relação com o saber e sentidos produzidos.

Keywords : Análise de Discurso; Autoria; Ensino de Biologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )