SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20CONTROVERSIAS SOBRE CULTIVOS TRANSGÉNICOS SEGUNDO LA COMPRENSIÓN DE PROFESORES DE QUÍMICA¿PARA QUÉ ENSEÑAR A LAS CIENCIAS EN EL SIGLO XXI? - REFLEXIONES A PARTIR DE LA FILOSOFÍA DE FEYERABEND Y DE LA ENSEÑANZA SUBVERSIVA PARA UN APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO CRÍTICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CAZON, HERON OMAR ARRAYA  y  OLIVEIRA, ODISSÉA BOAVENTURA DE. RELAÇÕES COM O SABER NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2925.  Epub 14-Ene-2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200108.

Busca-se compreender a “Relação com o Saber” na produção de documentários científicos, por alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Analisa-se aqui o documentário “Anomalias cromossômicas: um olhar sobre a Síndrome de Down” visando à mobilização dos alunos: suas relações particulares com o saber, com a ciência, com o mundo, consigo e com os outros. Para isso faz-se uma aproximação entre os referenciais da Análise de Discurso e a Relação com o Saber. Por meio da imagem de um cubo, uma matriz com os eixos x (interdiscurso), y (intradiscurso) e z (relação com o saber), observa-se tal harmonia no percurso de produção, possibilitando correlacionar memória discursiva, relação com o saber e sentidos produzidos.

Palabras clave : Análise de Discurso; Autoria; Ensino de Biologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )