SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20LA COMPRENSIÓN DE LA BIODIVERSIDAD POR MEDIO DE DIORAMAS DE MUSEOS DE LA ZOOLOGÍA: UN ESTUDIO CON PÚBLICO ADULTO EN BRASIL Y DINAMARCACONSTITUTION OF A PHENOMENOLOGICAL DOMAIN FOR THE TEACHING OF SCIENCES. IMPLICATIONS OF THE VOLTAIC PHENOMENON’S CASE STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

NASCIMENTO, Carolina Paulo DO; ANJOS, Maylta Brandão dos  and  VASCONCELOS, Sonia Maria Ramos de. PESQUISA-AÇÃO E TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DE PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O AMBIENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e8673.  Epub July 07, 2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200109.

A pesquisa-ação vem sendo utilizada para abordar diversos temas na escola e oferece possibilidades ao professor-pesquisador de conhecer melhor sua realidade escolar e aprimorar sua práxis. Este estudo desenvolvido numa escola municipal do Rio de Janeiro se apropriou da pesquisa-ação para abordar um tema transversal na educação em ciências - a educação ambiental (EA). O trabalho foi motivado pelas seguintes reflexões: Existe interesse dos alunos em discutir EA?; Os alunos são estimulados na escola a pensar sobre questões ambientais? Coletamos percepções de um grupo de alunos do ensino fundamental sobre o ambiente, que participaram das seguintes atividades: registro fotográfico do ambiente próximo à escola e dinâmicas de grupo focal. Objetivamos obter um retrato de como os alunos percebiam sua relação com o ambiente. A triangulação metodológica nos permitiu explorar os resultados de forma mais detalhada, elucidando aspectos sobre o interesse dos alunos em discutir a EA e questões associadas na escola.

Keywords : Pesquisa-ação; Educação ambiental; Educação em ciências; Grupo focal; Triangulação metodológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )