SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20CONSTITUTION OF A PHENOMENOLOGICAL DOMAIN FOR THE TEACHING OF SCIENCES. IMPLICATIONS OF THE VOLTAIC PHENOMENON’S CASE STUDYThe contributions of PIBID to the development of teaching knowledges: the experience of natural sciences graduation (University of Brasilia). author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

DIAS, Marco Adriano; VIANNA, Deise Miranda  and  CARVALHO, Paulo Simeão. A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2947.  Epub July 07, 2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720182001021.

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que vem desenvolvendo intervenções didáticas investigativas que utilizam como recursos imagens estroboscópicas e videoanálise, buscando confirmar se elas contribuem para a alfabetização científica. Imagens estroboscópicas e videoanálise permitem um ensino em diversos contextos, pois com sua utilização pelo professor, os alunos estudam movimentos reais que foram anteriormente filmados e transformados em material didático. Considerando o potencial desses recursos para a aprendizagem científica, investigamos de que forma sua utilização numa intervenção sobre a queda dos corpos colabora para a alfabetização científica. Na análise dos diálogos entre os alunos durante a construção dos argumentos em resposta à situação problema proposta pelo professor, identificamos um grande número dos indicadores de alfabetização científica.

Keywords : Imagem Estroboscópica; Videoanálise; Ensino Investigativo; Alfabetização Científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )