SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20CONSTITUCIÓN DE UN DOMINIO FENOMENOLÓGICO PARA LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS IMPLICACIONES DESDE EL ESTUDIO DEL CASO DEL FENÓMENO VOLTAICOLas contribuciones del PIBID al desarrollo de los saberes docentes: la expeperiencia de la licenciatura em las ciencias naturales (Universidad de Brasilia). índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DIAS, Marco Adriano; VIANNA, Deise Miranda  y  CARVALHO, Paulo Simeão. A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2947.  Epub 07-Jul-2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720182001021.

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que vem desenvolvendo intervenções didáticas investigativas que utilizam como recursos imagens estroboscópicas e videoanálise, buscando confirmar se elas contribuem para a alfabetização científica. Imagens estroboscópicas e videoanálise permitem um ensino em diversos contextos, pois com sua utilização pelo professor, os alunos estudam movimentos reais que foram anteriormente filmados e transformados em material didático. Considerando o potencial desses recursos para a aprendizagem científica, investigamos de que forma sua utilização numa intervenção sobre a queda dos corpos colabora para a alfabetização científica. Na análise dos diálogos entre os alunos durante a construção dos argumentos em resposta à situação problema proposta pelo professor, identificamos um grande número dos indicadores de alfabetização científica.

Palabras clave : Imagem Estroboscópica; Videoanálise; Ensino Investigativo; Alfabetização Científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )