SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, Delano Moody Simões da; FALCOMER, Viviane Aparecida da Silva  e  PORTO, Franco de Salles. As contribuições do PIBID para o desenvolvimento dos saberes docentes: a experiência da licenciatura em ciências naturais, Universidade de Brasília. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e9526.  Epub 07-Jul-2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720182001024.

A formação do professor deve ser pensada e construída dentro da sua profissão, com estratégias de formação que proporcionem aos futuros professores a inserção no seu ambiente de trabalho e o desenvolvimento/mobilização de saberes relacionados à carreira docente. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para os processos de formação de professores em diversas áreas. O objetivo desse estudo foi, a partir dos relatórios entregues pelos alunos bolsistas do PIBID, discutir as contribuições desse programa para o desenvolvimento e mobilização dos saberes docentes nos alunos participantes do subprojeto de Ciências Naturais (Universidade de Brasília). Nossos resultados indicam que os bolsistas participantes do PIBID mobilizam e desenvolvem saberes relacionados à profissão docente, indicando que essa proposta tende a romper com um modelo de formação aplicacionista do conhecimento, respeitando e reconhecendo a escola e seus professores como colaboradores e parceiros no processo de formação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Saberes Docentes; Carreira Docente..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )