SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20UNDERGRADUATE STUDENTS’ SOCIAL REPRESENTATIONS OF THE SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa Jacinto; MEDEIROS, Josiane  and  NUNES, Patrícia Gouvêa. UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e11044.  Epub July 22, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720182001022.

Este artigo trata da pesquisa acerca da formação inicial de professores, focando o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo foi investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Neste texto, apresenta-se um recorte da pesquisa, que trata do atual modelo de prática do ECS e apresenta uma proposta de alteração pelo viés da pesquisa. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios. Participaram quatro professores orientadores de estágio e quatro estagiários. Os resultados revelam que o estágio vem sendo realizado numa concepção de racionalidade técnica e, para a sua superação, é preciso que seja tratado como elemento articulador que perpassa as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, e que ocorram reflexões coletivas para estudo, planejamento, execução e avaliação das ações.

Keywords : Estágio em um IFET; Formação Inicial de Professores; Pesquisa na Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )