SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20REPRESENTACIONES SOCIALES DE LOS LICENCIADOS SOBRE LA PASANTÍA CURRICULAR SUPERVISADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa Jacinto; MEDEIROS, Josiane  y  NUNES, Patrícia Gouvêa. UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e11044.  Epub 22-Jul-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720182001022.

Este artigo trata da pesquisa acerca da formação inicial de professores, focando o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo foi investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Neste texto, apresenta-se um recorte da pesquisa, que trata do atual modelo de prática do ECS e apresenta uma proposta de alteração pelo viés da pesquisa. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios. Participaram quatro professores orientadores de estágio e quatro estagiários. Os resultados revelam que o estágio vem sendo realizado numa concepção de racionalidade técnica e, para a sua superação, é preciso que seja tratado como elemento articulador que perpassa as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, e que ocorram reflexões coletivas para estudo, planejamento, execução e avaliação das ações.

Palabras clave : Estágio em um IFET; Formação Inicial de Professores; Pesquisa na Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )