SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21SOCIAL ASPECTS ABOUT THE CHOICE OF THE LICENTIATE DEGREE IN PHYSICS: AN ANALYSIS IN UNIVERSITIES OF RIO GRANDE DO SUL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ANDRADE-MONTEIRO, Angélica Suelle França de; BRAYNER-LOPES, Fernanda Muniz  and  CARNEIRO-LEAOI, Ana Maria dos Anjos. MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10426.  Epub Mar 20, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210101.

Esta pesquisa emergiu do grupo de pesquisa de Formação de Professores, sob a perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. O objetivo foi descrever a mobilização dos Saberes Docentes nos processos cognitivos durante o MoMuP-PE, valorizando a triangulação dos dados e a reelaboração conceitual numa perspectiva sistêmico-complexa. O material para análise emergiu da tese de Brayner-Lopes, cujo foco foi o Esquema Conceitual Individual e as entrevistas. Foi analisado o processo de mobilização dos Saberes Docentes no intuito de traçar um paralelo de desenvolvimento cognitivo durante todo o MoMuP-PE. Os resultados descritos reforçam a concepção da importância em desenvolver pesquisas de forma cooperativa, possibilitando a ampliação de propostas alinhadas com diferentes formas de perceber a Biologia e a prática docente.

Keywords : Saberes Docentes; Perspectiva sistêmico complexa; Esquemas Conceituais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )