SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21ASPECTOS SOCIAIS NA ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA ANÁLISE EM UNIVERSIDADES DO RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ANDRADE-MONTEIRO, Angélica Suelle França de; BRAYNER-LOPES, Fernanda Muniz  e  CARNEIRO-LEAOI, Ana Maria dos Anjos. MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10426.  Epub 20-Mar-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210101.

Esta pesquisa emergiu do grupo de pesquisa de Formação de Professores, sob a perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. O objetivo foi descrever a mobilização dos Saberes Docentes nos processos cognitivos durante o MoMuP-PE, valorizando a triangulação dos dados e a reelaboração conceitual numa perspectiva sistêmico-complexa. O material para análise emergiu da tese de Brayner-Lopes, cujo foco foi o Esquema Conceitual Individual e as entrevistas. Foi analisado o processo de mobilização dos Saberes Docentes no intuito de traçar um paralelo de desenvolvimento cognitivo durante todo o MoMuP-PE. Os resultados descritos reforçam a concepção da importância em desenvolver pesquisas de forma cooperativa, possibilitando a ampliação de propostas alinhadas com diferentes formas de perceber a Biologia e a prática docente.

Palavras-chave : Saberes Docentes; Perspectiva sistêmico complexa; Esquemas Conceituais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )