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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, Luisa Mariana da  e  BARBOSA, Rafael de Carvalho. ASPECTOS SOCIAIS NA ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA ANÁLISE EM UNIVERSIDADES DO RIO GRANDE DO SUL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10544.  Epub 16-Mar-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210112.

Este trabalho discute alguns aspectos sociais associados à escolha pela Licenciatura em Física em duas instituições de Ensino Superior: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Primeiramente são apresentados os resultados referentes à origem escolar dos concorrentes. Observou-se que a maior parte dos alunos realizou o Ensino Médio em escolas públicas. Posteriormente, foi analisada a origem familiar desses candidatos. Em relação à escolaridade, a maior parte é oriunda de famílias em que os pais possuem, em geral, o Ensino Médio completo. Em relação à origem econômica, é possível dizer que esses candidatos são oriundos de classes menos favorecidas. Nossos resultados sugerem um certo padrão no perfil dos que buscam o curso de Licenciatura em Física nas instituições estudadas.

Palavras-chave : Sociologia da Educação; Pierre Bourdieu; Ensino de Física.

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