SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA Y EL NIÑO: ANÁLISIS DE POTENCIALIDADES DE UNA LUDOTECACOMPROMISO DE ESTUDIANTES CON UNA INVESTIGACIÓN ESCOLAR SOBRE CIRCUITOS ELÉCTRICOS SIMPLES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SOUSA, TAIZE BORGES  y  MALHEIRO, JOÃO MANOEL DA SILVA. ANÁLISE DAS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM CURSO DE FÉRIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10522.  Epub 16-Mar-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210109.

Objetivando analisar o contexto de um Curso de Férias (CF), cuja metodologia é uma adaptação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscamos a partir de Perelman (1987) identificar técnicas argumentativas e características deste curso que possam favorecer sua construção. Para isso, nos embasamos em Perelman com o Tratado da Argumentação (TA) e nas pesquisas que analisam o CF na perspectiva da ABP. Os dados foram analisados de videogravações transcritas de seis licenciandos durante a socialização das atividades no CF. Os resultados evidenciam que as técnicas argumentativas descritas no TA podem ser identificadas no CF quando este apresenta características compatíveis com as noções de auditório, orador e com os âmbitos da argumentação propostas por Perelman. E que o frequente uso da técnica argumentativa de vínculo causal está associada às necessidades que os licenciandos têm em explicar e justificar os experimentos e as conclusões alcançadas ao longo das atividades do curso.

Palabras clave : Argumentação; Aprendizagem Baseada em Problemas; Perelman.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )