SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21LA CONSTRUCCIÓN DEL PERFIL DE UN GRUPO PIBID/QUÍMICA A PARTIR DE LAS MEMORIAS COMO UN INSTRUMENTO DE LA RECOPILACIÓN DE DATOSDESAFÍOS Y POTENCIALIDADES EN INTERVENCIONES CURRICULARES EN LA PERSPECTIVA DEL ENFOQUE TEMÁTICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ORTIZ, ADRIANO JOSÉ  y  MAGALHAES JUNIOR, CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA. SER PROFESSOR DE FÍSICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA LICENCIATURA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10462.  Epub 16-Abr-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210107.

Neste trabalho, investigamos as representações sociais de ingressantes e de concluintes de licenciatura em Física de duas instituições públicas do estado do Paraná sobre “ser professor de Física”. Os dados foram coletados com 54 licenciandos, por meio da técnica de evocação livre de palavras, que, na sequência, foram organizadas em grupos semânticos. Esses dados foram utilizados para a construção de quadros de quatro casas que possibilitaram identificar núcleo central e periferia das representações sociais. Entre os alunos dos primeiros anos, os elementos do núcleo se concentraram em uma perspectiva tradicionalista e positivista de ensino, apesar de haver a preocupação em desenvolver uma prática reflexiva. Tal resultado também permaneceu nos grupos de concluintes, indicando que a formação inicial não influenciou, de forma significativa, suas representações, que se aproximam mais ao senso comum do que aos conhecimentos científicos referentes à profissão docente.

Palabras clave : Formação de professores; Senso comum; licenciandos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )