SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21TO BE PHYSICS TEACHER: SOCIAL REPRESENTATION IN LICENTIATE DEGREEMAPPING SCIENCE CLUBS IN LATIN AMERICA AND BUILDING THE WEBSITE OF THE INTERNATIONAL SCIENCE CLUBS NETWORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FERREIRA, MARINÊS VERÔNICA; MUENCHEN, CRISTIANE  and  AULER, DÉCIO. DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10499.  Epub Apr 16, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210108.

O presente trabalho tem por objetivo identificar, analisar e socializar configurações curriculares, na área de Ciências da Natureza, estruturadas mediante a abordagem temática e, com isso, sinalizar possíveis encaminhamentos para constituição de currículos estruturados nesta perspectiva. Participaram da pesquisa treze professores do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Santa Maria/RS. Da análise emergiram as categorias: Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares na perspectiva de temas; Investigação Temática: limites apontados na definição do tema; Intervenções curriculares: dificuldades quanto à organização do tempo para planejamento na escola; Interdisciplinaridade: desafios a serem enfrentados; Engajamento: potencialidade destacada no desenvolvimento dos trabalhos e intervenções curriculares a partir da abordagem temática: aprendizagem como potencialidade destacada. Espera-se que este trabalho contribua na visibilidade às práticas de reorientação curricular que estão sendo desenvolvidas em ambientes escolares, favorecendo a reflexão docente com relação tanto às potencialidades como às alternativas de minimização das dificuldades vivenciadas pelas intervenções curriculares realizadas.

Keywords : Abordagem temática; Currículo; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )