SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21MAPPING SCIENCE CLUBS IN LATIN AMERICA AND BUILDING THE WEBSITE OF THE INTERNATIONAL SCIENCE CLUBS NETWORKTHE TRAINING OF SCIENCE TEACHERS ON INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE ABOUT FLOATING FOR LIFE ON THE PLANET: THROUGH CO-TEACHING ROUTES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

KRUTZMANN, FÁBIO LUIS  and  TOLENTINO NETO, LUIZ CALDEIRA BRANT DE. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE AS FUTURAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10612.  Epub June 25, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210114.

O presente artigo investiga as Representações Sociais, teoria proposta por Serge Moscovici, de 190 estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 2016 e 2018 sobre as futuras profissões: professor e biólogo. Por meio de questionários obtivemos informações sobre o perfil dos estudantes deste curso, assim como suas representações das atividades profissionais. Reunimos 332 palavras diferentes que ajudam a caracterizar a identidade profissional dos acadêmicos a partir dos termos indutores “professor é” e “biólogo é”. Ao serem questionados sobre biólogo as respostas orbitam em torno da palavra pesquisador, curioso, amor e importante. Enquanto as respostas para professor centraram-se em educador, ensinar e essencial. Os resultados encontrados contribuem com estudos de formação de professores/biólogos e com reformas e adaptações curriculares dos cursos de Ciências Biológicas.

Keywords : Ciências Biológicas; Formação de Professores; Identidade Profissional; Representações Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )