SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21REPRESENTACIONES SOCIALES DE ESTUDIANTES DE BIOLOGÍA ACERCA DE LAS FUTURAS ACTIVIDADES PROFESIONALESUSINA: ARTICULACIONES ENTRE ENSEÑANZA, LITERATURA E INTERACCIONES ENTRE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SANTOS, ARMANDO GIL FERREIRA DOS; QUEIROZ, GLORIA REGINA PESSOA CAMPELLO; DOMINGOS, PATRÍCIA  y  CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR SOBRE A FLUTUAÇÃO PARA VIDA NO PLANETA: PELOS CAMINHOS DA CO-DOCÊNCIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10596.  Epub 25-Jun-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210116.

A formação de professores tem sido discutida procurando destacar as suas exigências legais, as responsabilidades do futuro profissional docente no atual contexto escolar e como essa formação é oportunizada nas universidades e demais instituições de ensino superior. Apresentamos nesta investigação, na forma de um estudo de caso, os aspectos que potencializam a co-docência na formação de professores e as possibilidades para o desenvolvimento de práticas docentes na perspectiva interdisciplinar, trazendo um exemplo sobre a importância da flutuação para a vida no planeta. Para auxiliar a compreensão dos conceitos que permeiam essa investigação, buscamos dialogar com alguns autores, como: Shulman, Roth e Boyd, Pombo e Bakhtin. Os nossos sujeitos de pesquisa que viabilizaram a triangulação dos dados coletados são duas professoras formadoras, sendo uma delas de Física e a outra de Biologia e dezessete licenciandos dos cursos de Biologia, Física e Pedagogia, reunidos em uma disciplina eletiva. Utilizamos, como percurso metodológico, os recursos da videogravação das aulas em ação co-docente, junto aos licenciandos, tendo o laboratório LIEC de uma universidade pública do Rio de Janeiro como ambiente de formação inicial. A partir dos dados constituíram-se episódios que explicitam momentos de coaprendizagem entre os formadores e entre os discentes das diferentes áreas e que são analisados à luz das ideias de Bakhtin.

Palabras clave : Formação de professores; Interdisciplinari-dade; Co-docência; Ensino de Ciências; Análise de discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )