SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN LA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINARIA A RESPECTO DE LA FLUCTUACIÓN PARA LA VIDA EN EL PLANETA: POR LOS CAMINOS DE LA CO-DOCENCIALA EXPERIENCIA DE ADOLESCENTES AL VISITAR UN MUSEO DE CIENCIAS: UN ESTUDIO EN EL MUSEU DA VIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, DAIANE QUADROS DE  y  GONCALVES, FÁBIO PERES. USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10568.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210113.

Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas.

Palabras clave : CTS; Literatura; Educação científica e tecnológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )