SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21USINA: ARTICULACIONES ENTRE ENSEÑANZA, LITERATURA E INTERACCIONES ENTRE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDADLA ICONOGRAFÍA LINEAL DE LA EVOLUCIÓN EN LA PERSPECTIVA DE DOCENTES QUE ACTÚAN EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA Y SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MASSARANI, Luisa et al. A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10524.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210115.

Neste estudo exploratório, de caráter qualitativo, objetivamos compreender a experiência de adolescentes em museus de ciência em visita fora do contexto escolar. Em particular, apresentamos a análise da visita de cinco grupos, entre 14 e 17 anos, de escolas públicas, à exposição “Passado e Presente - ciência, saúde e vida pública”, localizada no Castelo Mourisco do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Os resultados indicam que, durante as visitas, esse público interagiu intensamente nas relações entre três elementos fundamentais no modelo teórico adotado: os módulos expositivos, os próprios visitantes e os mediadores. Esse dado, associado à análise de trechos específicos das visitas, sugere que, quando os adolescentes vão ao museu, eles podem vivenciar diversas experiências que permitem tornar esse espaço de aprendizagem não formal interessante, excitante e motivador, e, consequentemente, oferecer oportunidades de aprendizagem por livre escolha e de discussão sobre a ciência e temáticas que a tangenciam.

Palabras clave : Divulgação científica; Educação não formal; Museus de ciências; Aprendizagem por livre escolha.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )