SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21LA PERCEPCIÓN DE LAS MATEMÁTICAS EN LOS LIBROS DE TEXTO DE QUÍMICACONTRIBUCIONES SOCIOLÓGICAS AL ESTUDIO DE DIVULGACIÓN CIENTÍFICA SOBRE LA INTERFAZ DE CAMPO CIENTÍFICO Y EL ESPACIO ESCOLAR: UNA MIRADA AO CONCEPTO DE LA FRONTERA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ALMEIDA, Sheila Alves de; LIMA, Guilherme da Silva  and  PEREIRA, Bárbara Luiza Alves. DES/FIANDO DIÁLOGOS SOBRE O CONCEITO DE CADEIA ALIMENTAR EM UMA AULA DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e12436.  Epub Nov 08, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210119.

Este trabalho analisa as estratégias utilizadas por uma professora no ensino do conceito de cadeia alimentar e os sentidos e significados produzidos pelas crianças em uma aula de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base em estudos sobre a linguagem, foram analisados dois eventos distintos realizados nessa aula que contemplam as interações verbais sobre o conceito de cadeia alimentar. Em um primeiro momento observou-se a apresentação do conceito de cadeia alimentar pela professora e como as crianças produzem sentidos às palavras durante o processo de compreensão do conceito. No segundo, identificaram-se a apresentação de outros conceitos relacionados à temática da aula e as dificuldades que a compreensão do modelo de cadeia alimentar traz consigo. Assim, partindo de pressupostos bakhtinianos e da perspectiva histórico-cultural, a questão fundamental presente neste artigo é a discussão da natureza dialógica do processo de compreensão do conceito de cadeia alimentar.

Keywords : Dialogia; Cadeia alimentar; Ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )