SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21DES/HILANDO DIÁLOGOS ACERCA DEL CO CEPTO DE CADENA ALIMENTARIA EN UNA CLASE DE CIENCIAS EN LOS PRIMEROS AÑOS DE LA EDUCACIÓN BÁSICAPROCESO DE FORMACIÓN DEL CONCEPTO DE COLOR EN NIÑOS DE 8 - 10 AÑOS: BUSCANDO INVARIANTES OPERATORIOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

WATANABE, GRACIELLA; MUNHOZ, MARCELO GAMEIRO  y  KAWAMURA, MARIA REGINA. CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA PARA O ESTUDO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA INTERFACE CAMPO CIENTÍFICO E ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO CONCEITO DE FRONTEIRA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10581.  Epub 07-Nov-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210122.

A investigação apresentada nesse artigo pretende discutir as potencialidades de se pensar a divulgação científica como prática elaborada nas aproximações entre campos e espaços sociais. Para tanto, pretende-se debater o conceito sociológico de fronteira como o lugar onde diferentes agentes sociais possam se aproximar e construir coletivamente espaços criativos. Dessa atividade compartilhada se reconhece a construção de práticas e sentidos cujo objetivo seja a negociação de ações de divulgar que se faça significativa para todos aqueles que participam dela, ou seja, cientistas, jornalistas, alunos, professores, público geral etc. Nesse contexto, se defende, através dos cientistas analisados, que a fronteira pode ser um instrumento importante para compreender como estão sendo tratadas, implicitamente, tais práticas e o desvelamento dos diferentes objetivos implícitos que delas emergem.

Palabras clave : Divulgação científica; Fronteira; Teoria sociológica de campos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )