SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21CONTRIBUCIONES SOCIOLÓGICAS AL ESTUDIO DE DIVULGACIÓN CIENTÍFICA SOBRE LA INTERFAZ DE CAMPO CIENTÍFICO Y EL ESPACIO ESCOLAR: UNA MIRADA AO CONCEPTO DE LA FRONTERAORGANIZACIÓN CURRICULAR EN LA PERSPECTIVA FREIRE-CTS: PROPÓSITOS Y POSIBILIDADES PARA LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CARVALHO JUNIOR, GABRIEL DIAS DE; CARVALHO, ANDRESSA XAVIER ZINATO DE; ZACARIAS, RÍSSIA DA SILVA  and  PINTO, MAÍRA DE OLIVEIRA. PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE COR EM CRIANÇAS DE 8 - 10 ANOS: BUSCANDO INVARIANTES OPERATÓRIOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e12441.  Epub Nov 08, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210125.

Este trabalho foi resultado de uma pesquisa conduzida com 63 crianças de 8 - 10 anos de uma escola pública de Minas Gerais, que está inserida em uma pesquisa longitudinal ainda em curso. Nosso objetivo era identificar invariantes operatórios utilizados pelas crianças em uma situação que envolvia a formação de cores e sombras, por meio de experimentos com projetor. Acompanhamos as soluções propostas pelas crianças e seus registros gráficos. Usamos a Análise de Conteúdo de Bardin e realizamos a identificação dos invariantes operatórios com base na Teoria dos Campos Conceituais. As conclusões indicam que crianças concebem as cores como intensidades distintas de claridade e escuro. Nossa contribuição original é o uso da Teoria dos Campos Conceituais para interpretar o processo conceitualização de cor em crianças.

Keywords : Formação de cores; Conceitualização; Teoria dos campos conceituais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )