SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21ORGANIZACIÓN CURRICULAR EN LA PERSPECTIVA FREIRE-CTS: PROPÓSITOS Y POSIBILIDADES PARA LA EDUCACIÓN EN CIENCIASTHERMOREGULATION IN TERRESTRIAL VERTEBRATES AS EXPLICIT INTEGRATING CONCEPT IN THE NATURAL SCIENCES TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

NOGUEIRA, KEYSY SOLANGE COSTA  and  FERNANDEZ, CARMEN. ESTADO DA ARTE SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e13136.  Epub Nov 08, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210128.

Este estudo teve por objetivo analisar o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação da tríade - pibidianos, coordenadores e supervisores, no contexto do Ensino de Química. Mapeou-se a literatura entre 2008 a 2018, em eventos nacionais, artigos, teses e dissertações referentes ao Ensino de Ciências e Química. Foram catalogados inicialmente 761 trabalhos nos eventos, 456 artigos e 523 teses e dissertações. Desses estudos, apenas 52, 16 e 20, respectivamente, referiam-se ao tema de investigação. Realizou-se análise de conteúdo a partir de categorias da literatura e emergentes dos dados. A análise revelou que o PIBID propiciou aos pibidianos a vivência no futuro espaço profissional, participação em eventos científicos e estudos sobre referenciais teóricos; e que os supervisores se reconheceram como coformadores dos pibidianos. Entretanto, somente um dos estudos apontou os impactos na formação do coordenador, revelando lacunas importantes a serem respondidas por estudos futuros.

Keywords : PIBID; Formação de Professores; Ensino de Química.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )