SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21STATE OF THE ART ABOUT PIBID AS TEACHER TRAINING SPACE IN THE CONTEXT OF TEACHING CHEMISTRYUNDERSTANDING HORIZONS OF THE CONSTITUTION OF BEING A CHEMISTRY TEACHER IN PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT: A CASE STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

DAZA-PEREZ, Erika Patricia  and  EL-HANI, Charbel Niño. TERMORREGULAÇÃO EM VERTEBRADOS TERRESTRES COMO CONCEITO INTEGRADOR EXPLÍCITO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e12026.  Epub Nov 08, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210120.

O artigo apresenta uma análise do tratamento da termorregulação na literatura sobre didática das ciências naturais, em alguns livros didáticos da Colômbia e nos documentos oficiais que reúnem diretrizes para o ensino e a avaliação em ciências desse mesmo país. A partir disso, mostra que a termorregulação não é tratada como uma questão central no ensino da biologia, sendo citada sem conexão com outros tópicos. São discutidos alguns fundamentos para um ensino integrado e explícito sobre termorregulação, em conexão com outros tópicos centrais no ensino de biologia, e propõe-se um diagrama que constitui um modelo didático para abordar a termorregulação como um mecanismo homeostático.

Keywords : Termorregulação; Homeostase; Mecanismos biológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )