SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21THERMOREGULATION IN TERRESTRIAL VERTEBRATES AS EXPLICIT INTEGRATING CONCEPT IN THE NATURAL SCIENCES TEACHINGPHYSICS PRODUCED IN BRAZIL: DIDACTICS COLLECTIONS OF THE BRAZILIAN NATIONAL PROGRAM OF TEXTBOOKS (2018-2020) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CALIXTO, VIVIAN DOS SANTOS; KIOURANIS, NEIDE MARIA MICHELLAN  and  VIEIRA, RUI MARQUES. HORIZONTES COMPREENSIVOS DA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE QUÍMICA NO ESPAÇO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e14931.  Epub Nov 08, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210127.

A determinação da inserção de 400h de Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de formação de professores tem mobilizado espaços de discussão acerca da dimensão prática na constituição docente. Diante desse contexto, em nossa investigação tencionamos compreender a potencialidade da PCC no processo constitutivo do professor de Química. Para tanto desenvolvemos um estudo de caso em componentes curriculares com esta atribuição, constituindo informações por meio de materiais avaliativos produzidos pelos licenciandos, sendo as mesmas analisadas via pressupostos da Análise Textual Discursiva. Como compreensões emergentes destacamos: a relevância de compreender as percepções dos licenciandos acerca do que é ser professor como estratégia para complexificação de entendimentos superficiais e limitantes sobre a docência e dos processos atinentes ao ensinar e aprender.

Keywords : Formação de professores; Prática como Componente Curricular; Pensamento crítico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )