SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21HORIZONTES COMPRENSIVOS DE LA CONSTITUCIÓN DEL SER PROFESOR DE QUÍMICA EN EL ESPACIO DE LA PRÁCTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UN ANÁLISIS DE CASOPLANIFICACIÓN Y REALIZACIÓN DE DEBATES SOBRE LA NATURALEZA DE LA CIENCIA EN UNA SITUACIÓN DE ENSEÑANZA BASADA EN MODELIZACIÓN ORIENTADA POR UNA MAESTRA EN FORMACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PEREIRA, WILLIAN HENRIQUE DA SILVA  y  LONDERO, LEANDRO. A FÍSICA PRODUZIDA NO BRASIL NAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (2018-2020). Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e12583.  Epub 09-Nov-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210121.

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que analisou a apresentação da produção científica da física, desenvolvida no Brasil, nas coleções didáticas de física do Programa Nacional do Livro Didático do governo federal brasileiro, triênio 2018-2020. Identificamos 17 citações a renomados físicos e cientistas brasileiros. Os resultados indicam que os físicos brasileiros e as instituições de pesquisa/ensino são apresentados de maneira coadjuvante. Argumentamos a respeito da necessidade da divulgação e valorização da produção Física desenvolvida em âmbito nacional. Isso tem se mostrado ausente nas coleções analisadas. Defendemos que uma possibilidade de divulgação e valorização dessa produção é a presença/inserção de discussões da história e do desenvolvimento científico nacional nos textos das obras didáticas que compõem o referido programa.

Palabras clave : Física Brasileira; Coleções Didáticas; Programa Nacional do Livro Didático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )