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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MACHADO, MAÍRA SOUZA  e  SIQUEIRA, MAXWELL. ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e14878.  Epub 04-Mar-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210101.

Este estudo foi realizado com professoras de ciências do ensino fundamental II que lecionam para alunos com deficiência nas turmas regulares, em Jequié/Bahia. Objetivou-se compreender como as docentes têm se posicionado frente à inclusão educacional. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras e a entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, em seguida, a Teoria das Representações Socais tipo de abordagem estruturalista subsidiou a análise de dados, por fim utilizou-se a análise de similitude. Os agrupamentos semânticos que tiveram uma alta frequência e uma baixa ordem média de evocações do termo indutor “Inclusão” foram Respeito e Direito, e para o termo “Ensino de Ciências e Inclusão” respectivamente, Direito, Metodologias diferenciadas e Aprendizagem. Os resultados indicam o reconhecimento por parte dos docentes que o ensino de ciências já possui indicíos inclusivistas.

Palavras-chave : Deficiência; Inclusão educacional; Teoria das Representações Sociais.

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