SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22SCIENCE TEACHING AND INCLUSION: SOCIAL REPRESENTATIONS OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERSMODEL CONCEPTUALISATION IN PHYSICS: APPROXIMATIONS AND DIFFERENCES BETWEEN BUNGE’S AND VERGNAUD’S UNDERSTANDINGS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, CAROLINE BARRONCAS DE  and  SILVA-FORSBERG, MARIA CLARA. O USO DE NARRATIVAS NAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e14867.  Epub Mar 05, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210102.

Neste trabalho, analisa-se aspectos teóricos e metodológicos presentes nas pesquisas narrativas na/sobre Formação docente em Educação em Ciências e Matemática, no período de 2007 a 2018. Para tal, uma pesquisa de revisão da literatura foi realizada nas bases eletrônicas de onze revistas, onde foram encontrados 54 artigos que abordavam a temática, e após filtragem selecionou-se 29, os quais foram classificados em relação aos tipos de instrumentos e técnicas na coleta de dados e tratamento analítico. Assim, pôde-se perceber que o uso das narrativas se diferencia por narrativa como método ou estratégia investigativa e por dois tipos de tratamento de dados narrativos, podendo ser paradigmático ou narrativo. Nota-se a urgência das pesquisas narrativas terem maior clareza e fundamentação teórico-metodológico ao desenvolvê-las.

Keywords : Pesquisa Narrativa; Formação docente; Educação em Ciências e Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )