SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIA CONCEITUALIZAÇÃO DE MODELOS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS VISÕES DE MARIO BUNGE E GÉRARD VERGNAUD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OLIVEIRA, CAROLINE BARRONCAS DE  e  SILVA-FORSBERG, MARIA CLARA. O USO DE NARRATIVAS NAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e14867.  Epub 05-Mar-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210102.

Neste trabalho, analisa-se aspectos teóricos e metodológicos presentes nas pesquisas narrativas na/sobre Formação docente em Educação em Ciências e Matemática, no período de 2007 a 2018. Para tal, uma pesquisa de revisão da literatura foi realizada nas bases eletrônicas de onze revistas, onde foram encontrados 54 artigos que abordavam a temática, e após filtragem selecionou-se 29, os quais foram classificados em relação aos tipos de instrumentos e técnicas na coleta de dados e tratamento analítico. Assim, pôde-se perceber que o uso das narrativas se diferencia por narrativa como método ou estratégia investigativa e por dois tipos de tratamento de dados narrativos, podendo ser paradigmático ou narrativo. Nota-se a urgência das pesquisas narrativas terem maior clareza e fundamentação teórico-metodológico ao desenvolvê-las.

Palavras-chave : Pesquisa Narrativa; Formação docente; Educação em Ciências e Matemática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )