SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22THE USE OF NARRATIVES IN TEACHING EDUCATION RESEARCH IN SCIENCE AND MATHEMATICSEDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MACHADO, JULIANA  and  BRAGA, MARCO. A CONCEITUALIZAÇÃO DE MODELOS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS VISÕES DE MARIO BUNGE E GÉRARD VERGNAUD. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e10560.  Epub Mar 19, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210109.

Esse estudo visa contribuir para o entendimento do processo de conceitualização de modelos no ensino-aprendizagem de Física articulando dois referenciais teóricos de análise: um referencial epistemológico - a teoria sobre modelos de M. Bunge - e um referencial cognitivo - A Teoria dos Campos Conceituais de G. Vergnaud. Ao discutir aproximações e distanciamentos entre as visões desses autores, apontamos a compatibilidade entre as suas compreensões sobre a natureza do conhecimento e sobre a relação entre o conhecimento e seu referente, que constitui um aspecto-chave da modelização. Concluímos que esses dois referenciais teóricos podem ser articulados e defendemos que essa articulação pode contribuir para avançar no entendimento de como os estudantes conceitualizam o processo de modelização e os próprios conceitos científicos na aprendizagem científico-escolar.

Keywords : Modelização; Epistemologia; Teoria dos Campos Conceituais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )