SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22MODEL CONCEPTUALISATION IN PHYSICS: APPROXIMATIONS AND DIFFERENCES BETWEEN BUNGE’S AND VERGNAUD’S UNDERSTANDINGSRURAL EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

HOFSTATTER, LAKSHMI JULIANE VALLIM  and  OLIVEIRA, HAYDÉE TORRES DE. CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12048.  Epub Mar 19, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210104.

Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos.

Keywords : Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )