SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22CONCEPTUALIZACIÓN DE LOS MODELOS EN FÍSICA: APROXIMACIONES Y DISTANCIAMIENTOS ENTRE LAS INTERPRETACIONES DE BUNGE Y VERGNAUDEDUCACIÓN DEL CAMPO EN LA VOZ DE LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN CIENTIFICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

HOFSTATTER, LAKSHMI JULIANE VALLIM  y  OLIVEIRA, HAYDÉE TORRES DE. CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12048.  Epub 19-Mar-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210104.

Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos.

Palabras clave : Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )