SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A CONCEITUALIZAÇÃO DE MODELOS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS VISÕES DE MARIO BUNGE E GÉRARD VERGNAUDEDUCAÇÃO DO CAMPO NA VOZ DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

HOFSTATTER, LAKSHMI JULIANE VALLIM  e  OLIVEIRA, HAYDÉE TORRES DE. CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12048.  Epub 19-Mar-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210104.

Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos.

Palavras-chave : Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )