SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHERCONCEPTIONS AND SOCIAL REPRESENTATIONS OF TEACHERS ABOUT THEIR INITIAL TRAINING: CONSTRUCTION AND VALIDATION OF A QUESTIONNAIRE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SOUZA, JOSIANE DE; OSTERMANN, FERNANDA  and  REZENDE, FLAVIA. EDUCAÇÃO DO CAMPO NA VOZ DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12275.  Epub Mar 20, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210107.

O número expressivo de cursos de licenciatura em educação do campo com ênfase em ciências da natureza, iniciados a partir de 2009 no Brasil, torna relevante a relação entre educação em ciências e educação do campo. Levantamos, na literatura nacional e internacional em educação em ciências, artigos que abordavam a educação do campo e analisamos como era construída discursivamente a aproximação com essa área. Uma análise Bakhtiniana sugeriu discursos híbridos valorizando a realidade local, mas se apropriando do conhecimento científico e/ou do ensino de diferentes maneiras: sem modificação de conteúdos pré-selecionados; com seleção de conteúdos a partir de problemas locais; e com modificações das práticas de ensino. Consideramos os últimos grupos adequados ao que conceituamos como educação científica do campo.

Keywords : Educação em ciências; Educação do campo; Discurso; Análise Bakhtiniana; Hibridismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )