SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22CAMINOS EDUCATIVOS PARA UM CONVIVIO MEJOR ENTRE HUMANOS Y JAGUARESCONCEPCIONES Y REPRESENTACIONES SOCIALES DE PROFESORES SOBRE SU FORMACIÓN INICIAL: CONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DE UN CUESTIONARIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SOUZA, JOSIANE DE; OSTERMANN, FERNANDA  y  REZENDE, FLAVIA. EDUCAÇÃO DO CAMPO NA VOZ DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12275.  Epub 20-Mar-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210107.

O número expressivo de cursos de licenciatura em educação do campo com ênfase em ciências da natureza, iniciados a partir de 2009 no Brasil, torna relevante a relação entre educação em ciências e educação do campo. Levantamos, na literatura nacional e internacional em educação em ciências, artigos que abordavam a educação do campo e analisamos como era construída discursivamente a aproximação com essa área. Uma análise Bakhtiniana sugeriu discursos híbridos valorizando a realidade local, mas se apropriando do conhecimento científico e/ou do ensino de diferentes maneiras: sem modificação de conteúdos pré-selecionados; com seleção de conteúdos a partir de problemas locais; e com modificações das práticas de ensino. Consideramos os últimos grupos adequados ao que conceituamos como educação científica do campo.

Palabras clave : Educação em ciências; Educação do campo; Discurso; Análise Bakhtiniana; Hibridismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )