SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇASCONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A SUA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SOUZA, JOSIANE DE; OSTERMANN, FERNANDA  e  REZENDE, FLAVIA. EDUCAÇÃO DO CAMPO NA VOZ DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12275.  Epub 20-Mar-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210107.

O número expressivo de cursos de licenciatura em educação do campo com ênfase em ciências da natureza, iniciados a partir de 2009 no Brasil, torna relevante a relação entre educação em ciências e educação do campo. Levantamos, na literatura nacional e internacional em educação em ciências, artigos que abordavam a educação do campo e analisamos como era construída discursivamente a aproximação com essa área. Uma análise Bakhtiniana sugeriu discursos híbridos valorizando a realidade local, mas se apropriando do conhecimento científico e/ou do ensino de diferentes maneiras: sem modificação de conteúdos pré-selecionados; com seleção de conteúdos a partir de problemas locais; e com modificações das práticas de ensino. Consideramos os últimos grupos adequados ao que conceituamos como educação científica do campo.

Palavras-chave : Educação em ciências; Educação do campo; Discurso; Análise Bakhtiniana; Hibridismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )