SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22RURAL EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF RESEARCH IN SCIENCE EDUCATIONTHE SCIENCE, TECNOGOLY AND SOCIETY EDUCATION IN SCIENCE TEACHING DEGREE COURSE OF UFPR COST author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MAGALHAESJ UNIOR, CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA et al. CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A SUA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12364.  Epub Mar 20, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210110.

Este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO.

Keywords : Estudos de validação; Ensino de ciências; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )