SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22CONCEPCIONES Y REPRESENTACIONES SOCIALES DE PROFESORES SOBRE SU FORMACIÓN INICIAL: CONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DE UN CUESTIONARIORELACIONES ARTICULADORAS: HACER VIABLE EL USO INSTRUMENTAL DEL ROMBO DIDÁCTICO EN SECUENCIAS DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DOMICIANO, TAMARA DIAS  y  LORENZETTI, LEONIR. A EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA UFPR LITORAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e14848.  Epub 18-Mar-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210105.

A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) corresponde a um Ensino de Ciências socialmente comprometido. Contudo, para que essa abordagem ocorra no ambiente escolar, é preciso discutir, na formação de professores, a educação CTS. Devido a particularidades que apontam esse caminho, o curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral tornou-se alvo desta pesquisa que objetiva analisar as abordagens da educação CTS presentes no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral, na percepção e na prática dos docentes formadores. A partir de um estudo de caso, com base no Projeto Pedagógico do Curso, observações e entrevistas, foi possível constatar abordagens da educação CTS crítica, com potencialidade de formar professores críticos, que compreendem as relações sociais da ciência e da tecnologia, e conscientes de seu papel social.

Palabras clave : Educação CTS; Educação em Ciências; Formação inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )