SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A SUA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIORELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

DOMICIANO, TAMARA DIAS  e  LORENZETTI, LEONIR. A EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA UFPR LITORAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e14848.  Epub 18-Mar-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210105.

A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) corresponde a um Ensino de Ciências socialmente comprometido. Contudo, para que essa abordagem ocorra no ambiente escolar, é preciso discutir, na formação de professores, a educação CTS. Devido a particularidades que apontam esse caminho, o curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral tornou-se alvo desta pesquisa que objetiva analisar as abordagens da educação CTS presentes no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral, na percepção e na prática dos docentes formadores. A partir de um estudo de caso, com base no Projeto Pedagógico do Curso, observações e entrevistas, foi possível constatar abordagens da educação CTS crítica, com potencialidade de formar professores críticos, que compreendem as relações sociais da ciência e da tecnologia, e conscientes de seu papel social.

Palavras-chave : Educação CTS; Educação em Ciências; Formação inicial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )