SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22THE SCIENCE, TECNOGOLY AND SOCIETY EDUCATION IN SCIENCE TEACHING DEGREE COURSE OF UFPR COSTA CONSERVATIVE VIEW ON PLAGIARISM? REFLECTIONS FROM A SURVEY ON THE PERSPECTIVE OF A POPULATION OF BRAZILIAN HIGH SCHOOL STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COLOMBO JUNIOR, PEDRO DONIZETE  and  SILVA, CIBELLE CELESTINO. RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12041.  Epub Apr 07, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210108.

Este artigo propõe a instrumentalização do construto didático losango didático proposto por Méheut e Psillos como um guia para organizar a construção de sequências de ensino-aprendizagem a partir do delineamento de relações articuladoras. O losango didático é formado pelos eixos epistêmico e pedagógico, ligando os vértices professor, alunos, mundo material e conhecimento científico. Ocorre que a essência teórica do losango didático não sustenta um caráter instrumental que lhe permita transitar de forma clara e utilitária nos domínios escolares. Propomos relações articuladoras que oferecem suporte para design e desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem. Ao promover o caráter instrumental do losango didático cria-se oportunidades para romper fronteiras disciplinares, promover atualização metodológica e mediar conhecimentos em um viés de participação ativa do aluno.

Keywords : Losango didático; Sequências de ensino-aprendizagem; Relações articuladoras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )