SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22LA EDUCACIÓN CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD EN LA CARRERA DE LICENCIATURA EN CIENCIAS DE LA UFPR LITORAL¿UNA VISIÓN CONSERVADORA SOBRE EL PLAGIO? REFLEXIONES A PARTIR DE UNA ENCUESTA SOBRE LA PERSPECTIVA DE UNA POBLACIÓN DE ALUMNOS BRASILEÑOS DE LA ENSEÑANZA MEDIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

COLOMBO JUNIOR, PEDRO DONIZETE  y  SILVA, CIBELLE CELESTINO. RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12041.  Epub 07-Abr-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210108.

Este artigo propõe a instrumentalização do construto didático losango didático proposto por Méheut e Psillos como um guia para organizar a construção de sequências de ensino-aprendizagem a partir do delineamento de relações articuladoras. O losango didático é formado pelos eixos epistêmico e pedagógico, ligando os vértices professor, alunos, mundo material e conhecimento científico. Ocorre que a essência teórica do losango didático não sustenta um caráter instrumental que lhe permita transitar de forma clara e utilitária nos domínios escolares. Propomos relações articuladoras que oferecem suporte para design e desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem. Ao promover o caráter instrumental do losango didático cria-se oportunidades para romper fronteiras disciplinares, promover atualização metodológica e mediar conhecimentos em um viés de participação ativa do aluno.

Palabras clave : Losango didático; Sequências de ensino-aprendizagem; Relações articuladoras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )