SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA UFPR LITORALUMA VISÃO CONSERVADORA SOBRE O PLÁGIO? REFLEXÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO SOBRE A PERSPECTIVA DE UMA POPULAÇÃO DE ALUNOS BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

COLOMBO JUNIOR, PEDRO DONIZETE  e  SILVA, CIBELLE CELESTINO. RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12041.  Epub 07-Abr-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210108.

Este artigo propõe a instrumentalização do construto didático losango didático proposto por Méheut e Psillos como um guia para organizar a construção de sequências de ensino-aprendizagem a partir do delineamento de relações articuladoras. O losango didático é formado pelos eixos epistêmico e pedagógico, ligando os vértices professor, alunos, mundo material e conhecimento científico. Ocorre que a essência teórica do losango didático não sustenta um caráter instrumental que lhe permita transitar de forma clara e utilitária nos domínios escolares. Propomos relações articuladoras que oferecem suporte para design e desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem. Ao promover o caráter instrumental do losango didático cria-se oportunidades para romper fronteiras disciplinares, promover atualização metodológica e mediar conhecimentos em um viés de participação ativa do aluno.

Palavras-chave : Losango didático; Sequências de ensino-aprendizagem; Relações articuladoras.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )