SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCESAPPROPRIATE ASSESSMENT TO THE CURRICULUM? WHAT IS EXPRESSED BY THE CONTENTS REQUIRED IN THE NATIONAL EXAMS OF BIOLOGY IN PORTUGAL AND BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SANTOS, CHRISTIANE COELHO  and  VASCONCELOS, SONIA MARIA RAMOS DE. UMA VISÃO CONSERVADORA SOBRE O PLÁGIO? REFLEXÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO SOBRE A PERSPECTIVA DE UMA POPULAÇÃO DE ALUNOS BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12421.  Epub Apr 07, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210111.

Este estudo oferece uma perspectiva sobre o plágio no âmbito do ensino de ciências na educação básica. Os alunos pesquisados estão inseridos em uma instituição federal brasileira e os resultados são apresentados em diálogo com pesquisa anterior, com professores de ciências, na mesma instituição. Realizamos uma survey em 2016 com uma população de 427 estudantes da 3ª série do ensino médio, 29,6% do total de discentes nessa mesma série em todos os campi da instituição. Do total de 427 participantes, 98,1% responderam e nos permitiram oferecer um panorama sobre suas percepções e atitudes sobre o plágio na escola. Os resultados indicam, nessa população pesquisada, uma visão sobre o plágio talvez mais conservadora do que se esperaria para alunos do ensino médio. Além da pesquisa oferecer uma perspectiva sobre o problema na educação em ciências, faz uma provocação sobre a urgência de investigações sobre a prática de plágio na educação básica.

Keywords : Plágio; Educação em ciências; Educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )