SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22APPROPRIATE ASSESSMENT TO THE CURRICULUM? WHAT IS EXPRESSED BY THE CONTENTS REQUIRED IN THE NATIONAL EXAMS OF BIOLOGY IN PORTUGAL AND BRAZILTHE MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGATES ITS PUBLIC: TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

RODRIGUES, MARTA DE SOUZA  and  LEITE, CRISTINA. ASTRONOMIA CULTURAL: ANÁLISE DE MATERIAIS E CAMINHOS PARA A DIVERSIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e15812.  Epub Apr 07, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210112.

A astronomia cultural estuda a produção de saberes sobre o céu atrelada às manifestações socioculturais dos povos, possuindo a potencialidade de abordar a diversidade cultural no contexto das aulas de ciências da natureza. Este trabalho, de natureza teórica, consiste em uma análise de doze materiais e propostas didáticas que abordaram a astronomia cultural, e investigou dois principais aspectos: os temas de maior recorrência e as abordagens ao multiculturalismo. Os resultados indicaram a maior recorrência de narrativas sobre o funcionamento do universo e os asterismos de algumas etnias indígenas, além de narrativas sobre entes celestes, a construção de calendários, entre outros. Da abordagem ao multiculturalismo, identificou-se uma polarização entre um viés diferencialista, que valoriza as diferenças culturais dos grupos, e uma postura intercultural, com ênfase no diálogo entre variadas culturas.

Keywords : Ensino de ciências da natureza; Astronomia cultural; Multiculturalismo; Análise de materiais didáticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )