SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22CULTURE ASTRONOMY: ANALYSIS OF MATERIALS AND PATHS TO DIVERSITY IN NATURE SCIENCE CLASSESTHE VOLTA EFFECT. A CASE STUDY ON THE PRODUCTION OF SENSITIVE EFFECTS AND THEORIZING PROCESSES IN SCIENCE. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

DAHMOUCHE, MÔNICA SANTOS; PIRES, ANDREA MAIA GONÇALVES  and  CAZELLI, SIBELE. O MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGA SEU PÚBLICO: PROFESSORES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e13514.  Epub May 22, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210115.

Conhecer as expectativas e vivências dos professores que visitaram o Museu Ciência e Vida durante seus primeiros anos de atividades foi a principal motivação para a pesquisa desenvolvida, cujos achados são apresentados e discutidos neste artigo. Tendo Wagensberg e Melguizo como pano de fundo, contextualizado com auxílio da pesquisa de hábitos culturais dos moradores de Duque de Caxias, investigou-se a prática de visitação a museus do professor que esteve nesta instituição, considerando também os antecedentes da visita, a opinião do professor, bem como seu perfil demográfico e sociocultural. Problematizaram-se os desafios impostos por estas visitas a fim de otimizar a comunicação com esse segmento de público, tornando o Museu um espaço socialmente mais inclusivo. Os achados da pesquisa são motivadores e surpreendentes, visto que ficou evidente que os professores se sentem contemplados com as atividades educativas oferecidas pelo Museu Ciência e Vida.

Keywords : Museu de ciência; Expectativa; Professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )