SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22ASTRONOMÍA CULTURAL: ANÁLISIS DE MATERIALES Y CAMINOS A LA DIVERSIDAD EN CLASES DE CIENCIAS DE LA NATURALEZAEL EFECTO VOLTA. UN CASO DE ESTUDIO SOBRE LA PRODUCCIÓN DE EFECTOS SENSIBLES Y LOS PROCESOS DE TEORIZACIÓN EN CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DAHMOUCHE, MÔNICA SANTOS; PIRES, ANDREA MAIA GONÇALVES  y  CAZELLI, SIBELE. O MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGA SEU PÚBLICO: PROFESSORES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e13514.  Epub 22-Mayo-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210115.

Conhecer as expectativas e vivências dos professores que visitaram o Museu Ciência e Vida durante seus primeiros anos de atividades foi a principal motivação para a pesquisa desenvolvida, cujos achados são apresentados e discutidos neste artigo. Tendo Wagensberg e Melguizo como pano de fundo, contextualizado com auxílio da pesquisa de hábitos culturais dos moradores de Duque de Caxias, investigou-se a prática de visitação a museus do professor que esteve nesta instituição, considerando também os antecedentes da visita, a opinião do professor, bem como seu perfil demográfico e sociocultural. Problematizaram-se os desafios impostos por estas visitas a fim de otimizar a comunicação com esse segmento de público, tornando o Museu um espaço socialmente mais inclusivo. Os achados da pesquisa são motivadores e surpreendentes, visto que ficou evidente que os professores se sentem contemplados com as atividades educativas oferecidas pelo Museu Ciência e Vida.

Palabras clave : Museu de ciência; Expectativa; Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )